Uma organização empresarial se faz, fundamentalmente, de pessoas que nela trabalham. Como seres humanos, estão sujeitas às mais diversas influências do ambiente e a variadas maneiras de reagir emocionalmente a estas influências. O conjunto dos vários sentimentos vividos pelos colaboradores e suas consequências no ambiente de trabalho, compõe o que denominamos clima organizacional.
É a partir da conquista de um clima organizacional positivo, que uma empresa estabelece a base fundamental para empreender um caminho de crescimento sustentado, que possa habilitá-la a enfrentar os desafios que se colocam no dia a dia empresarial. O clima dentro da empresa já existe, não sendo algo que possa, portanto, ser criado. A preocupação deve ser com sua identificação.
Uma das ferramentas utilizadas para melhoria do clima organizacional é fazer uma pesquisa para identificar os pontos de melhoria que precisam de mais atenção e as áreas em que os colaboradores estão mais satisfeitos, nessa pesquisa podem ser avaliados fatores como:
Condições de trabalho;
Cooperação entre a equipe;
Remuneração;
Gerencia;
Equidade de Tratamento;
Reconhecimento e recompensa.